Oie! ;3
Plano de aula
Como prometido na postagem "A Arte de releituras de obras na Educação Infantil", apresento para vocês um plano de aula sobre como trabalhar releitura de uma obra.
Plano de aula
Área de Conhecimento:
Linguagens e Códigos
|
||
Disciplina: Artes Visuais
|
Tempo: 120 minutos
|
Ano: Pré II
|
Tema:
Apreciação – Obras de Arte de autores brasileiros
Assunto: A arte e
Romero Britto
Competências e habilidades: Que o
aluno seja capaz de apreciar uma obra de arte, conhecer a obra “Amor de
Borboleta”, reconhecer e fixar as cores e formas geométricas, expressar emoções
e sentimentos, ampliar o gosto pela arte, conhecer vida e obra do artista
Romero Britto. Exploração dos sentidos do tato e da visão, adquirir a percepção
visual a partir de uma obra, explorar por meio do tato as formas, consistência
de objetos variados.
Procedimento:
- Apresentar a obra “Amor de Borboleta”,
ressaltando a importância de cores e formas utilizadas;
- Revelar dados do autor da obra e perguntar
aos alunos: “Quais cores foram utilizadas? Há formas na obra? Quais?”;
- Após esses questionamentos, orientar os
alunos nas atividades propostas.
Atividades desenvolvidas:
- Apreciação da obra, olhando todos os detalhes
(formas e cores utilizadas);
- Pintura coletiva utilizando pincéis e tintas
coloridas;
- Cada aluno irá realizar a sua releitura da
obra, utilizando diversos materiais de diferentes texturas, como: canudo,
folhas, tampinhas, rolo de papel higiênico, papel ondulado etc;
- Exposição dos trabalhos artísticos na sala
e/ou pela escola.
Recursos Didáticos:
Reprodução da obra “Amor de Borboleta” do Romero Britto, materiais diversos
como sucata, jornal e outros citados acima.
Avaliação: Estabelecer relações com o
trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações
estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. Com este critério, pretende-se
avaliar se o aluno sabe identificar e argumentar sobre o valor e gosto em
relação às imagens produzidas por si mesmo, pelos colegas e por outros,
respeitando o processo de criação.
Resultados Obtidos:
Os alunos adoraram a aula, brincaram com o nome do
Romero, trocando o “Britto” por “cabrito”. Brincadeiras a parte, todos se
envolveram ao pintar, coletivamente, a obra escolhida para estudo. Cada aluno
escolheu a cor que queria pintar, e a cada cor, misturávamos as cores primárias
para obtenção de cores secundárias, observando as formas do desenho e as cores
para não repetir.
E com minha ajuda (eu queria fazer Arte com eles também poxa):
Na segunda parte, os alunos confeccionaram uma
releitura da obra com diversos tipos de materiais. A professora (eu, Sensei Line-Chan uhuu) deu a forma
inicial de borboleta e eles foram pintando, desenhando, expressando-se
livremente.
Resultado final das
atividades:
As
atividades foram expostas em sala e, posteriormente, para a escola. Os alunos
atingiram as competências e habilidades previstas para essas atividades,
respeitando as produções artísticas do próximo, criando um ambiente agradável
em sala.
Referências
Bibliográficas
FERREIRA,
Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades
na Pré-escola. 15. Ed. São Paulo: Saraiva,1992.
Site:
http://www.britto.com/front/biography
<Acessado em 5 de agosto de 2013>
é muito legal eu dei uma materia na faculdade artes visuais, ta muito lindo amiga parabens.
ResponderExcluirObrigada Usagi!! *u*
ExcluirParabéns, seu plano de aula ficou sensacional, você brilhou
Excluir