Já estamos em março...
Chegou a hora de planejar as atividades de início de sondagem e algumas outras para relembrar alguns conceitos. Hoje a minha postagem é sobre as atividades envolvendo alfabeto e vogais. O que podemos fazer com os pequenos da Educação Infantil e alunos do primeiro ano???
Deixo aqui, alguma ideias de atividades para envolver a aprendizagem de uma forma mais lúdica.
DICAS DE ALFABETIZAÇÃO
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO:
- Associar palavras e objetos;
- Memorizar palavras globalmente;
- Analisar palavras quanto ao número de letras,
inicial e final;
- Distinguir letras e números;
- Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e
bastão);
- Familiarizar-se com os aspectos sonoros das
letras através das iniciais de palavras significativas;
- Relacionar discurso oral e texto escrito;
- Distinguir imagem de escrita;
- Observar a orientação espacial dos textos;
- Produzir textos pré-silabicamente;
- Ouvir e compreender histórias;
- Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
PARA O ALUNO SILÁBICO:
- Reconhecer a primeira letra das palavras no
contexto da sílaba inicial;
- Comparar palavras memorizadas globalmente com
a hipótese silábica;
- Contar o número de letra das palavras;
- Desmembrar oralmente as palavras em suas
sílabas;
- Reconhecer o som das letras pela análise da
primeira sílaba das palavras;
- Reconhecer a forma e as posições dos dois
tipos de letras: cursiva e maiúscula;
- Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido
(qualquer tipo de palavra);
- Produzir textos silabicamente;
- Ouvir e compreender histórias;
- Completar palavras com as letras que faltam
(observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de
sílabas da palavra).
PARA O ALUNO ALFABÉTICO:
- Compor palavras com sílabas;
- Decompor palavras em suas sílabas;
- Produzir textos alfabeticamente;
- Escrever textos (curtos) de memória;
- Reescrever partes de histórias conhecidas;
- Ler textos de seu nível;
- Completar palavras com as sílabas que faltam;
- Observar a segmentação entre as palavras no
texto;
- Observar os sinais de pontuação;
- Ouvir e compreender histórias;
- Completar textos com palavras;
- Construir frases com palavras dadas.
ATÉ A PRÓXIMA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário