sexta-feira, 16 de março de 2018

Atividades de Alfabetização e Letramento - Alfabeto e Vogais

Já estamos em março...


Chegou a hora de planejar as atividades de início de sondagem e algumas outras para relembrar alguns conceitos. Hoje a minha postagem é sobre as atividades envolvendo alfabeto e vogais. O que podemos fazer com os pequenos da Educação Infantil e alunos do primeiro ano???

Deixo aqui, alguma ideias de atividades para envolver a aprendizagem de uma forma mais lúdica.











DICAS DE ALFABETIZAÇÃO

PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO:

  • Associar palavras e objetos;
  • Memorizar palavras globalmente;
  • Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
  • Distinguir letras e números;
  • Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
  • Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
  • Relacionar discurso oral e texto escrito;
  • Distinguir imagem de escrita;
  • Observar a orientação espacial dos textos;
  • Produzir textos pré-silabicamente;
  • Ouvir e compreender histórias;
  • Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.

PARA O ALUNO SILÁBICO:

  • Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
  • Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
  • Contar o número de letra das palavras;
  • Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
  • Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
  • Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
  • Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
  • Produzir textos silabicamente;
  • Ouvir e compreender histórias;
  • Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

PARA O ALUNO ALFABÉTICO:

  • Compor palavras com sílabas;
  • Decompor palavras em suas sílabas;
  • Produzir textos alfabeticamente;
  • Escrever textos (curtos) de memória;
  • Reescrever partes de histórias conhecidas;
  • Ler textos de seu nível;
  • Completar palavras com as sílabas que faltam;
  • Observar a segmentação entre as palavras no texto;
  • Observar os sinais de pontuação;
  • Ouvir e compreender histórias;
  • Completar textos com palavras;
  • Construir frases com palavras dadas.

ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário