sexta-feira, 16 de março de 2018

Trabalhando com PARLENDAS em sala de aula

O que é parlenda? Como desenvolvê-la em sala de aula?

Parlenda são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar. Como variam bastante cada pessoa pode conhecê-las de um modo diferente.
Nas classes iniciais de alfabetização, a parlenda, atende o educando enriquecendo o seu conhecimento e ao mesmo tempo resgata o lúdico nesse processo de aprendizagem.
As parlendas também são muito usadas em brincadeiras infantis, e é um excelente recurso ao professor, pois, é um texto de memória e auxilia o aluno a compreender melhor a relação entre leitura e escrita.

Trabalhando parlenda de acordo com a hipótese de escrita

As parlendas mais conhecidas são trabalhadas em vários tipos de atividades, assim pode-se  trabalhar de acordo com as necessidades das hipóteses de escrita da turma.
Antes de aplicar uma atividade de hipótese de escrita o educador precisa saber como vai ser o desenvolvimento dessa atividade em sala de aula.
Uma das formas de se trabalhar é fazendo o agrupamento produtivo, colocando em duplas os alunos com saberes próximos, para que possam aprender juntos.
Esse trabalho pode ser desenvolvido não só em atividades com parlendas, mais pelo menos duas vezes na semana fazer esse tipo de trabalho com a turma.

Separei algumas atividades e sequências didáticas para trabalhar as parlendas em sala de aula, espero que goste!

Parlendas e atividades diversas:


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UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS, CHEGOU MINHA VEZ
SETE, OITO, COMER BISCOITO
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.


CHUVA, CHOVEU
GOTEIRA PINGOU
PERGUNTE AO PAPUDO
SE O PAPO MOLHOU

- ENGANEI UM BOBO...
NA CASCA DO OVO!
– CALA A BOCA!
– CALA A BOCA JÁ MORREU
QUEM MANDA EM VOCÊ SOU EU!
FUI À FEIRA
ENCONTREI UMA CORUJA
PISEI NO RABO DELA
ELA ME CHAMOU DE CARA SUJA

BAM BA LA LÃO
SENHOR CAPITÃO,
ESPADA NA CINTA,
GINETE NA MÃO.
UMA PULGA NA BALANÇA
DEU UM PULO
E FOI A FRANÇA


ERA UMA BRUXA
À MEIA-NOITE
EM UM CASTELO MAL-ASSOMBRADO
COM UMA FACA NA MÃO
PASSANDO MANTEIGA NO PÃO

TÁ COM FRIO?
TOMA BANHO NO RIO
TÁ COM CALOR?
TOMA BANHO DE REGADOR

SERRA, SERRA, SERRADOR! SERRA O PAPO DO VOVÔ! QUANTAS TÁBUAS JÁ SERROU?
A B C D
MEU BURRINHO SABE LER
MINHA MÃE MANDOU IR NA ESCOLA
PARA ELE APRENDER!
CHUVA E SOL,
CASAMENTO DE ESPANHOL
SOL E CHUVA
CASAMENTO DE VIÚVA

A VOVÓ DA MARIAZINHA
FEZ XIXI NA PANELINHA
E FALOU PRA TODO MUNDO
QUE ERA CALDO DE GALINHA.
DEDO MINDINHO
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS
FURA-BOLOS
CATA-PIOLHOS.

LÁ EM CIMA DO PIANO TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU


O MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA (NOME DA PESSOA) SE SENTAR
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA(O) (NOME DA PESSOA)
FOI PARAR NO CORREDOR.

QUEM FOI A PORTUGAL
PERDEU O LUGAR.
QUEM FOI A COTIA
PERDEU A TIA.
QUEM FOI A PIRAPORA
CHEGOU AGORA.
REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO.

LÁ VAI A BOLA, GIRAR NA RODA,
PASSEAR DEPRESSA E SEM DEMORA.
E SE NO FIM, DESTA CANÇÃO, VOCÊ ESTIVER
COM A BOLA NA MÃO, DEPRESSA PULE FORA.


CORRE CUTIA, NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ, NA CASA DA VÓ.
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA, DO MEU CORAÇÃO

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