Galera linda! *u*
Eu venho agradecer aos 1.000 acessos do blog! Fiquei realmente muito feliz em estar produzindo um material interessante para vocês apreciarem.
Hoje irei postar um plano de aula com tema de "Exploração Corporal e Linguagem Musical" para o Pré II, é importante desenvolver essas competências, tanto pela percepção e gosto pela linguagem corporal e musical.
Espero que gostem!
Plano de
aula
Área de Conhecimento:
Linguagens e Códigos
|
Tempo: 120 minutos
|
Disciplina: Artes Visuais/ Música/
Movimento
|
Ano: Pré II
|
Tema: Exploração
corporal e linguagem musical
Assunto: Música da Borboletinha
Competências e habilidades: Que o
aluno seja capaz de explorar e identificar elementos da música “Borboletinha”
para se expressar, estimular o gosto de ouvir e saber ouvir com atenção e
interesse, explorar o campo visual.
Procedimento:
· Apresentar a música “Borboletinha” para os alunos,
ressaltando para que prestem atenção no que a música diz. No segundo momento,
fazer com que os alunos expressem a música utilizando o corpo e as mãos. É
preferível que a professora saiba a música em Libras, para ensinar os
movimentos certos aos alunos;
· Orientar os alunos nas atividades a serem
desenvolvidas e estimular a participação de todos.
Atividades desenvolvidas:
Música: Apreciação
da música com a sala, desenvolvendo a atenção pelo o que está sendo narrado;
· Movimento:
Expressão corporal da música “Borboletinha”, com ajuda de pequenos
gestos, podendo ser em Libras;
· Posteriormente, distribuir para os alunos massinha
de modelar para que manuseiem livremente com palitos, a fim de promover a
criação artística de cada um, envolvidos no tema da “Borboletinha”;
· Confecção de uma borboleta de papel para
representar o título da música, em papeis coloridos com canetinha, lápis de cor
etc., podendo levar a atividade para casa.
Recursos Didáticos: Cd com a música, rádio, massinha de modelar, papeis coloridos, lápis de
cor, canetinha.
Avaliação: Observar
o desenvolvimento da atividade, bem como as dificuldades de cada aluno e meio
ao processo de ouvir, expressar-se e interação em grupo.
Resultados Obtidos:
Os alunos tiveram um pouco
de dificuldade em executar alguns movimentos da música, mas a grande maioria
aprendeu os gestos e reproduziram durante algumas aulas posteriores.
Referências
Bibliográficas
FERREIRA,
Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades
na Pré-escola. 15. Ed. São Paulo: Saraiva,1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário