Oie! ;3
Apresento a introdução ao trabalho de releituras de obras na Educação Infantil, posteriormente postarei dois planos de aula sobre a releitura de uma obra do Romero Britto.
A ARTE DE RELEITURAS DE OBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A proposta deste trabalho é difundir a releitura
de obras de arte na Educação Infantil, especificamente à crianças de
quatro/cinco anos de idade, de maneira lúdica e expressiva.
A
arte é uma demonstração de saberes, ideias e fatos transformados em símbolos. A
arte é como uma técnica/habilidade que desenvolve um conjunto de ações
criativas usando a percepção, a emoção e as ideias, tudo ligado à imaginação. A
releitura é uma forma de dar uma nova interpretação, é transformar, é criar
algo novo que tenha ligação com a fonte que serviu de inspiração.
Apresentamos
a obra “ Amor de Borboleta 2” de Romero Britto, que usaremos como base para
algumas atividades, apresentadas posteriormente.
Romero Britto nasceu em Recife (1963), desde
pequeno pintava sucatas, papelão e jornal com muita criatividade. Seguidor do
estilo “Pop Art”– arte que utiliza em suas representações pictóricas imagens e
símbolos de natureza popular – Romero é mestre em explorar cores vibrantes e
formas geométricas.
A
arte na Educação Infantil desempenha um papel fundamental na construção
indivíduo, fazendo com que possa refletir, desenvolvendo valores, sentimentos,
emoções, imaginação e criatividade. Também desenvolve a realização pessoal, o
prazer, a identificação com o outro, contribuindo para a formação integral do
ser humano.
As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas,
pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e
luz na pintura, no desenho, na escultura, na arquitetura, nos brinquedos,
bordados, entalhes, etc. (Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil vol. 3).
A arte é um agente transformador e promove a
ampliação do conhecimento de mundo que as crianças possuem. É fundamental criar
um ambiente com inúmeras possibilidades de expressão, pois o conhecimento da
arte se torna significativo e lúdico. Mas para que isso ocorra, os educadores
precisam conhecer seu grupo de alunos, bem como interagem com diversos
materiais em diferentes situações, suas referências culturais e seus pontos de
vista sobre o mundo.
Cabe
a todos os educadores que atuam com o ensino da arte, uma reflexão sobre os
procedimentos em sala de aula e a importância cognitiva para o desenvolvimento
integral da criança.
REFERÊNCIAS
AMBROSIO, Oscar d'. Contando a arte de Romero
Britto. São Paulo: Noovha America, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de Mundo. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As artes no
universo infantil. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria
Felisminda de R. e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez,
1993.
Amei o blog, ficou lindo Line. Parabéns! *u*
ResponderExcluirOwnnt!! *u* Roseli, muito obrigada!! <3
ExcluirAgradeço todo carinho e motivação! Bjus
Muito bom sensei Line-chan : )
ResponderExcluirMuito obrigada meu amigo Valci, vou dar o meu melhor para vocês verem o pouquinho do que penso ;3
ExcluirObrigada pela motivação! Bjos <3