Oie! ;3
Hoje apresentarei meu Planejamento Anual para a turminha do Pré II, podendo ser modificada para Pré III.
Encontrei um planejamento nesses sites pedagógicos, mas achei diversos erros, por isso reformulei e hoje compartilho com vocês. Eu sempre faço planejamento anual e trimestral (por conta da organização do Colégio, que prefere Trimestres).
PLANEJAMENTO ANUAL - 2014
OBJETIVOS
GERAIS
1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
A - Linguagem Oral
ü Ouvir, criar e narrar histórias
oralmente;
ü Conhecer diferentes modalidades de
linguagem (histórias, poesias, piadas, músicas);
ü Estabelecer trocas verbais com seus
colegas e adultos - linguagem socializada - através de diálogo e não linguagem
egocêntrica;
ü Ampliar seu vocabulário;
ü Vincular o discurso oral com o texto
escrito.
B - Linguagem Escrita
ü Compreender a funcionalidade da escrita;
ü Reconhecer as diferentes formas de
registros da língua escrita;
ü Construir sua escrita na fase
silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
ü Reconhecer sons e grafias das letras
do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
ü Iniciar a escrita de palavras
contextualizadas;
ü Criar textos significativos;
ü Produzir escritas espontâneas;
ü Identificar diferentes portadores de
texto no aspecto estrutural e linguístico.
C - Linguagem Sonora / Musical
ü Perceber diferentes sons produzidos
pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
ü Adquirir noção de sons: duração, ritmo
e intensidade;
ü Utilizar e criar melodias, músicas e
rimas;
ü Cantar e dramatizar músicas com
criações próprias.
D - Linguagem Corporal
ü Explorar suas possibilidades de
movimentos corporais;
ü Imitar, reproduzir ou recriar
movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;
ü Realizar movimentos leves, fortes,
rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
ü Reelaborar o real através do
imaginário;
ü Expressar ideias simples com o próprio
corpo;
E - Linguagem Plástica
ü Produzir desenhos na fase
pré-esquemática;
ü Desenvolver coordenação motora
utilizando diferentes materiais;
ü Apreciar e produzir obras.
2-RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
A - Classificação
ü Classificar objetos com mais de um
atributo;
ü Estabelecer critérios de agrupamentos,
a partir da observação e comparação de objetos (maior/menor, grosso/fino,
grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
ü Estabelecer símbolos para
caracterização de agrupamentos;
ü Reconhecer as formas geométricas;·
estabelecer correspondência um a um;
ü Ampliar sua noção de pertinência
(pertence e não pertence);
ü Comparar características dos objetos
para formação de pares.
B - Seriação
ü Realizar arranjos lineares dos
atributos dos objetos;
ü Ordenar conjuntos de objetos que
apresentam entre si diferença constante;
ü Estabelecer correspondência serial;
ü Representar séries graficamente;
ü Nomear os elementos da série.
C - Sequenciação
ü Identificar, reconhecer e estabelecer
sequências por meio de movimentos corporais, discriminação auditiva,
manipulação de materiais e representações gráficas;
ü Estabelecer sequências temporais:
ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias
da semana.
D - Medida
ü Comparar objetos e/ou pessoas segundo
determinadas propriedades mensuráveis;
E - Espaço
ü Identificar situações dinâmicas dos
objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra
frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção /
mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda /
direita, tendo objetos como referencial.
F - Tempo
ü Desenvolver a habilidade de
estabelecer relações entre passado / presente / futuro (antes, agora e depois);
hoje e ontem; dias da semana.
G - Quantificação / Número
ü Manipular objetos contáveis
estabelecendo correspondência um a um;
ü Comparar quantidades;
ü Reconhecer os números no contexto da
atividade;
ü Explorar contagem de rotina.
3 - CIÊNCIAS SOCIAIS
A - Grupo Social
ü Conhecer o nome das pessoas de sua
família, relações de parentesco e funções que elas exercem (num contexto mais
amplo: avós, tios, primos, netos...);
ü Compreender a importância das regras e
convenções sociais (por favor, com licença, muito obrigado,...);
ü Identificar e respeitar os direitos e
deveres de cada pessoa da família e da escola;
ü Identificar as funções das pessoas que
trabalham na escola;
ü Desenvolver atitudes de tolerância,
solidariedade, amizade e respeito.
B - Tempo
ü Confrontar a sua vida com a história
de vida das demais pessoas.
C – Espaço
ü Conhecer local e tipo de moradia;
ü Explorar bairro onde mora e onde
estuda;
ü Estabelecer pontos de referência à sua
casa, escola e vizinhança;
ü Explorar novos espaços e cada vez mais
amplos.
D - Elementos Socioculturais do
Cotidiano
ü Identificar os tipos de construção,
tipos étnicos (com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
ü Conhecer a importância das datas comemorativas
e significativas, como aniversários, datas cívicas e folclóricas;
ü Reconhecer a importância dos meios de
comunicação no seu cotidiano.
E - Trabalho
ü Identificar a importância do trabalho
para a vida;
ü Estabelecer relações entre trabalho e
sobrevivência;
4-CIÊNCIAS NATURAIS
A - Ser Humano
ü Conhecer e identificar partes e órgãos
do corpo e suas funções, como movimentos respiratórios, pulsação e batimentos
cardíacos, transpiração e eliminação;
ü Explorar os órgãos dos sentidos;
ü Estabelecer semelhanças e diferenças
entre o seu corpo e o de outras pessoas;
ü Valorizar a prática cotidiana de
hábitos favoráveis à saúde.
B - Animais
ü Identificar os usos feitos pelo homem
na alimentação, criação, transporte, exploração, extinção;
ü Identificar a preocupação com o
equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.
C - Meio Ambiente
ü Observar, perguntar, interpretar e
registrar experiências relacionadas à terra, ar, água e fogo;
ü Observar os fenômenos da natureza,
como chuva / sol, dia / noite, vento, ar, rios;
ü Observar e realizar misturas de
materiais diferentes (café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e
sal, óleo, e areia, etc.);
ü Conhecer e realizar comparações entre
estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e
diferenças.
5 - INGLÊS
ü Incentivá-los a
cumprimentarem-se e a despedirem-se informalmente;
ü Explorar as expressões
úteis da língua inglesa na organização dos alunos no cotidiano na sala de aula.
ü Dar ênfase ao vocabulário
e estruturas básicas (mais simples);
ü Identificar e apresentar
as pessoas da família;
ü Reconhecer, identificar
relacionar e mencionar as cores que gostam;
ü Desenvolver a linguagem de
palavras, pequenas frases e músicas;
ü Trabalhar com datas
comemorativas referentes ao Trimestre.
“Ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção.”
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário