Oie!
Apresento hoje um planejamento simples de Educação Infantil - Pré III para a turminha de 5 anos.
Planejamento Anual
Educação Infantil
Pré - 5 anos
1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
a) Linguagem Oral
- Narrar histórias conhecidas;
- Interpretar e reproduzir histórias oralmente;
- Ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;
- Cantar músicas conhecidas ou inventadas;
- Contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;
- Expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
- Valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.
b) Linguagem Escrita
- Perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
- Compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas (antecipação quantitativa );
- Compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
- Elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;
- Conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
- Produzir a escrita no nível alfabético;
- Reconhecer e compreender a função social da língua escrita;
- Construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
- Identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.
Obs.: Apresentar à criança todos os tipos de letra de
maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado
após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.
c) Linguagem Sonora / Musical
- Criar e recriar novas músicas;
- Reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;
- Cantar e dramatizar histórias, músicas, etc.
d) Linguagem Corporal
- Desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;
- Dramatizar de forma criativa;
- Dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.
e) Linguagem Plástica
- Manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
- Utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;
- Produzir desenhos explorando a fase esquemática.
1-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO
a) Classificação
- Agrupar elementos segundo os atributos;
- Adquirir noção de pertinência;
- Classificar por negação;
- Descobrir atributos não evidentes entre objetos;
- Perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.
b) Sequência
- Promover situações em que a criança: estabeleça sequencia temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.
c) Seriação
- Organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
- Quantificar séries;
- Realizar construção conjunta de várias séries.
d) Medida
- Comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos (corpo, barbante, passos, régua, etc.);
- Realizar construções no mesmo nível de um modelo;
- Realizar construções em desnível.
e) Tempo
- Promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
f) Espaço
- Favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.
g) Número
- Compreender a funcionalidade da escrita dos numerais (talão de cheques, telefone, placa de carro, etc.);
- Identificar signos numéricos;
- Reconhecer e corresponder quantidades;
- Corresponder numerais às quantidades;
- Identificar diferentes formas de agrupamento;
- Pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
- Identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a ideia de juntar;
- Identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a ideia de tirar, comparar ou de completar;
- Identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a ideia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
3-CIÊNCIAS SOCIAIS
a) Grupo Social
- Reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;
- Conhecer percurso de casa até a escola;
- Identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);
- Identificar a origem da família e procedência;
- Conhecer aspectos da vida rural e urbana;
- Perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;
- Compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;
- Demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.
b) Tempo
- Perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
- Perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.
c) Espaço
- Estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
- Estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;
- Explorar espaços novos e cada vez mais amplos.
d) Elementos Socioculturais do Cotidiano
- Reconhecer os símbolos nacionais;
- Conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
- Conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
e) Trabalho
- Reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;
- Conhecer processos de industrialização;
- Identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.
1- CIÊNCIAS NATURAIS
a) Ser Humano
- Reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
- Conhecer o conceito de saúde;
- Conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
- Conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância.
b) Animais
- Observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
- Confrontar opiniões referentes ao aprisionamento, maus tratos e extinção de animais.
Até a próxima ^^
Gostou? Deixe seu comentário!
Ahh.. também aceito sugestões, irei amar desenvolver ideias criativas.
Bjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário