terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Planejamento anual para Pré III


Oie!

Apresento hoje um planejamento simples de Educação Infantil - Pré III para a turminha de 5 anos.

Planejamento Anual
 Educação Infantil
Pré - 5 anos

1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a) Linguagem Oral


  • Narrar histórias conhecidas;
  • Interpretar e reproduzir histórias oralmente;
  • Ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;
  • Cantar músicas conhecidas ou inventadas;
  • Contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;
  • Expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
  • Valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
  • Conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.

b) Linguagem Escrita


  • Perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
  • Compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas (antecipação quantitativa );
  • Compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
  • Elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;
  • Conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
  • Produzir a escrita no nível alfabético;
  • Reconhecer e compreender a função social da língua escrita;
  • Construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
  • Identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.

Obs.: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.

c) Linguagem Sonora / Musical


  • Criar e recriar novas músicas;
  • Reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;
  • Cantar e dramatizar histórias, músicas, etc.

d) Linguagem Corporal


  • Desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;
  • Dramatizar de forma criativa;
  • Dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.

e) Linguagem Plástica


  • Manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
  • Utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;
  • Produzir desenhos explorando a fase esquemática.

1-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO

a)    Classificação


  • Agrupar elementos segundo os atributos;
  • Adquirir noção de pertinência;
  • Classificar por negação;
  • Descobrir atributos não evidentes entre objetos;
  • Perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.

b)    Sequência


  • Promover situações em que a criança: estabeleça sequencia temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

c)    Seriação


  • Organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
  • Quantificar séries;
  • Realizar construção conjunta de várias séries.

d)    Medida


  • Comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos (corpo, barbante, passos, régua, etc.);
  • Realizar construções no mesmo nível de um modelo;
  • Realizar construções em desnível.

e)    Tempo


  • Promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).


f) Espaço


  • Favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.


g) Número


  • Compreender a funcionalidade da escrita dos numerais (talão de cheques, telefone, placa de carro, etc.);
  • Identificar signos numéricos;
  • Reconhecer e corresponder quantidades;
  • Corresponder numerais às quantidades;
  • Identificar diferentes formas de agrupamento;
  • Pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
  • Identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a ideia de juntar;
  • Identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a ideia de tirar, comparar ou de completar;
  • Identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a ideia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.

3-CIÊNCIAS SOCIAIS

a) Grupo Social


  • Reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;
  • Conhecer percurso de casa até a escola;
  • Identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);
  • Identificar a origem da família e procedência;
  • Conhecer aspectos da vida rural e urbana;
  • Perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;
  • Compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;
  • Demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

b) Tempo


  • Perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
  • Perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.

c) Espaço


  • Estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
  • Estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;
  • Explorar espaços novos e cada vez mais amplos.

d) Elementos Socioculturais do Cotidiano


  • Reconhecer os símbolos nacionais;
  • Conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
  • Conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

e) Trabalho


  • Reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;
  • Conhecer processos de industrialização;
  • Identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.

1- CIÊNCIAS NATURAIS

a) Ser Humano


  • Reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
  • Conhecer o conceito de saúde;
  • Conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
  • Conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância.

b) Animais


  • Observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
  • Confrontar opiniões referentes ao aprisionamento, maus tratos e extinção de animais.

Até a próxima ^^

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Ahh.. também aceito sugestões, irei amar desenvolver ideias criativas.

Bjos

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