segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Organização de uma sala de aula na Educação Infantil

Oie! ^^

Como tema da minha primeira mega postagem no blog, resolvi escrever sobre a organização de uma sala de aula na Educação Infantil. A organização e o visual da sala de aula revela a nossa maneira de pensar sobre educação, além de ser a sua marca pessoal e profissional.




A professora deve ser, pelo menos, organizada e criativa. A sala de aula é um dos espaços mais importantes para a criança criar seu vínculo de socialização, além de ser um espaço para desenvolver sua aprendizagem e criatividade.
Eu gosto de instigar a colaboração nos meus alunos para a organização de seus materiais, bem como a limpeza de seu espaço de estudo (sujou, limpou) e a organização de diversos cantinhos como o cantinho de artes, cantinho de leitura, brinquedos, mochilas. Eles adoram ter autonomia de arrumar sua própria mochila, bem como arrumar os livros. Trabalho com uma turminha de Pré II, alunos com 3-4 anos de idade (que idade gostosa!) e essas dicas de organização aplicarei na volta às aulas.

Vamos imaginar uma sala de aula... agora imagine seus elementos essenciais:

- Lousa (Quadro-negro);
- Carteiras  (Mesas e cadeiras adequadas);
- Mesa da professora;
- Armário para guardar livros, apostilas, materiais diversificados;
- Brinquedos de Montar e demais recursos lúdicos;
- Varal didático.

Eis a minha sala este ano. É uma sala pequena, porém aconchegante. Mas... como eu sou muito dedicada a pesquisar novas maneiras de ensinar e aprender, é essencial que uma sala de aula tenha seus "cantinhos" especiais! *u*

Especialmente na Educação Infantil, o uso dos cantinhos temáticos é ótimo para despertar a curiosidade e/ou apresentar algum conceito novo. 

Vamos para a prática!!! xD (A parte que eu mais gosto.. hihi!)

RODA DE CONVERSAS (que eu gosto de chamar de CANTINHO CRIATIVO)

Roda de conversas já é meio batido (esse termo é meio velhinho), não gosto de usar, então decidi transformá-lo em CANTINHO CRIATIVO.


Bom a imagem não ilustra muito bem, mas dá uma noção do que seja esse cantinho. A ideia surgiu na minha primeira Feira Cultural, no ano passado (2013), com a finalidade de desenvolver a criatividade e a linguagem visual por meio de criação de desenhos com diversos materiais e expor na sala.
Esse espaço onde estão estas mesas é livre, tem um tapetão, onde sento com os alunos para conversar, trocar ideias, apresentar alguma novidade, contar histórias, e pode ser montando até um cantinho de artes, dependendo das atividades que você quer realizar.
É um cantinho versátil, pois une a hora do conto, artes, recreação com brinquedos e tudo que você possa imaginar de atividades lúdicas sem uso de mesas e cadeiras.

Outros cantinhos que também valem a pena:

OBS: Essas fotos abaixo são de uma escola nos Estados Unidos, em particular, essa escola trabalha muito com a prática, todos os cantinhos são de uso exclusivo e manipulados pelas crianças, chega a ser instigador e criativo.





O que encontraremos nas paredes de uma sala de Educação Infantil?

TUDO que merece ser registrado e ser "lido" pelas crianças!
Também é de extrema importância, colocar sempre os trabalhos dos próprios alunos nas paredes, para que possam se sentirem valorizados pelo trabalho realizado e também para apreciação de outros trabalhos feitos pelos colegas.

Algumas dicas:

  • Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
  • Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
  • Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
  • Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
  • Combinados: são as regras de convivência da turma. 
  • Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
  • Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
  • Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
  • espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
  • O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.

Há uma variedade de recursos didáticos, o professor deve se atentar e adequar à sua realidade em sala de aula.

Espero que tentam gostado da postagem!

Agora eu quero saber como vocês organizariam uma sala de aula ^^.

Arigato!
(Obrigada~~)



5 comentários: