sábado, 16 de fevereiro de 2019

Sequência didática – Salada de Frutas - Adaptável



Oie, seja bem-vindo(a)!

Hoje compartilho com você uma sequência didática realizada na primeira semana de aula. Esse ano estou com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental Estadual. Eles amaram realizar as atividades propostas, bem como fazer o produto final: a salada de frutas!



Sequência didática – Salada de Frutas

"O professor que desperta ntusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter." 
"A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento." 
John Dewey

Roda da conversa – Levantamento de conhecimentos prévios:

O que costumam comer?
Quantas refeições fazem durante o dia?
Vocês acreditam ter uma alimentação saudável?
Na alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
Quais são as frutas preferidas de cada criança?

Tratamento da informação: Construção de um gráfico de barras, demonstrando o levantamento das frutas preferidas da turma. Para essa etapa, utilizar uma folha quadriculada.


Leitura do texto “Baile das frutas” (o texto pode ser passado na lousa ou entregar aos alunos para acompanharem a leitura e fixar no caderno):

Baile das frutas

Houve um dia na roça,
Um baile espetacular,
Organizado pelas frutas,
Dentro de um belo pomar.
O caju dançava com a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o limão.
O baile seguia alegre,
Cada vez mais animado,
Com a chegada de mais frutas
E os seus belos bailados.
O jambo dançava com a uva,
O abacate com a goiaba,
O abacaxi com a banana
E o melão com a jabuticaba.
E nesse bailão animado,
Triste estava a laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a jabuticaba.
O baile ia noite adentro,
Atravessando a madrugada,
Quando ouviu-se uma voz:
"Vamos todos dançar e aproveitar,
senão quem sabe amanhã,
alguém pode nos chupar!
"E assim continuou o baile,
Até o sol raiar!...


Após a leitura e interpretação da poesia, os alunos podem fazer uma ilustração e verificar se tem alguma fruta citada no texto que não conheciam, também podem grifar os nomes das frutas no texto.

Trabalhando a estrutura textual de uma poesia:

Qual o título do poema? 
Quantos versos? Numere-os.
Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida. 
Monte uma estrofe bem divertida!

Momento curiosidade: Perguntar se algum aluno conhece algum benefício das frutas para nossa saúde e comentar sobre os benefícios de algumas frutas.

Maçã/Pera: combate as cáries;
Mamão: ótimo para regular o intestino preso;
Banana: ajuda a regular a pressão arterial;
Morango: protege conta doenças do coração;
Uva: combate o colesterol.

Problematizando:

O que é uma receita culinária?
Para que serve?
É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?


Depois que concluírem que se trata de um texto de instruções, será trabalho a receita abaixo:

Receita: Salada de frutas

Ingredientes:
Bananas
Maçãs
Morangos
Manga
Laranjas
Melão
Outras frutas a gosto 

Modo de preparo:

1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo; 

2- Pique todas as frutas, descascando-as caso necessário; 

3- Coloque em uma vasilha e mexa bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar; 

4- Agora, é só saborear. 

 Depois do registro da receita no caderno, para finalizar a sequência de atividades, os alunos são convidados a seguir as orientações da receita de salada de frutas.

Até a próxima postagem!


Um comentário:

  1. MCD: Play at your favorite casino games | Dr.MCD
    A great way to play your favorite casino games 양산 출장마사지 at MCD helps you to relax and 목포 출장마사지 unwind. 이천 출장안마 We have many 남양주 출장샵 different casino games, 경산 출장안마 and we only have ONE

    ResponderExcluir