Oie, seja bem-vindo(a)!
Hoje compartilho com você uma sequência didática realizada na primeira semana de aula. Esse ano estou com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental Estadual. Eles amaram realizar as atividades propostas, bem como fazer o produto final: a salada de frutas!
Sequência didática – Salada
de Frutas
"O professor que desperta ntusiasmo em seus alunos conseguiu algo
que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode
obter."
"A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento,
amadurecimento, refinamento."
John Dewey
Roda da conversa –
Levantamento de conhecimentos prévios:
O
que costumam comer?
Quantas
refeições fazem durante o dia?
Vocês
acreditam ter uma alimentação saudável?
Na
alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
Quais
são as frutas preferidas de cada criança?
Tratamento
da informação: Construção de um gráfico de barras, demonstrando o levantamento
das frutas preferidas da turma. Para essa etapa, utilizar uma folha quadriculada.
Leitura do
texto “Baile das frutas” (o texto pode ser passado na lousa ou entregar aos
alunos para acompanharem a leitura e fixar no caderno):
Baile das
frutas
Houve um dia na
roça,
Um baile
espetacular,
Organizado pelas
frutas,
Dentro de um belo
pomar.
O caju dançava com
a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o
limão.
O baile seguia
alegre,
Cada vez mais
animado,
Com a chegada de
mais frutas
E os seus belos
bailados.
O jambo dançava com
a uva,
O abacate com a
goiaba,
O abacaxi com a
banana
E o melão com a
jabuticaba.
E nesse bailão
animado,
Triste estava a
laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a
jabuticaba.
O baile ia noite
adentro,
Atravessando a
madrugada,
Quando ouviu-se uma
voz:
"Vamos todos
dançar e aproveitar,
senão quem sabe
amanhã,
alguém pode nos
chupar!
"E assim
continuou o baile,
Até o sol raiar!...
Autor: Jaime Resende Marquito
Após a
leitura e interpretação da poesia, os alunos podem fazer uma ilustração e
verificar se tem alguma fruta citada no texto que não conheciam, também podem
grifar os nomes das frutas no texto.
Trabalhando a estrutura textual de uma poesia:
Qual o título do poema?
Quantos versos? Numere-os.
Copie o verso que tem o nome da sua fruta
preferida.
Monte uma estrofe bem divertida!
Momento
curiosidade: Perguntar se algum aluno conhece algum benefício das frutas para
nossa saúde e comentar sobre os benefícios de algumas frutas.
Maçã/Pera: combate as cáries;
Mamão: ótimo para regular o intestino preso;
Banana: ajuda a regular a pressão arterial;
Morango: protege conta doenças do coração;
Uva: combate o colesterol.
Problematizando:
O que é uma receita culinária?
Para que serve?
É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?
Depois que
concluírem que se trata de um texto de instruções, será trabalho a receita
abaixo:
Receita:
Salada de frutas
Ingredientes:
Bananas
Maçãs
Morangos
Manga
Laranjas
Melão
Outras frutas a gosto
Modo de preparo:
1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;
2- Pique todas as frutas, descascando-as caso necessário;
3- Coloque em uma vasilha e mexa bem. Se preferir acrescente um pouco de
mel ou açúcar;
4- Agora, é só saborear.
Até a próxima postagem!
MCD: Play at your favorite casino games | Dr.MCD
ResponderExcluirA great way to play your favorite casino games 양산 출장마사지 at MCD helps you to relax and 목포 출장마사지 unwind. 이천 출장안마 We have many 남양주 출장샵 different casino games, 경산 출장안마 and we only have ONE