sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Literatura Infantil: sua importância e pressupostos

Meus lindos leitores do blog!

Recentemente achei meu caderno do tempo que fiz Magistério (em meados de 2008) e vou compartilhar algumas matérias que tive, pois os temas ainda continuam atuais e pertinentes à Educação, em especial à educação infantil. Hoje vou introduzir sobre a importância da literatura infantil e que pressupostos usamos para iniciar um trabalho docente envolvendo essa temática.

A importância da Literatura Infantil é muito grande para a formação do futuro professor e também para os alunos. Para os professores, a importância de literatura infantil é procurar introduzir o aluno no universo mágico dos contos e de outras histórias, assim desde cedo o aluno começa a se interessar pelo gosto da leitura.


"Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã".


A literatura infantil é ,antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte; fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através da palavra. Funde sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível e impossível realização.

Pressupostos para um projeto de ensino/estudo da Literatura Infantil

1- Concepção da criança como ser educável: o ser humano é (ou deve ser) um aprendiz de cultura, enquanto durar o seu ciclo vital.

2- Concepção da literatura como um fenômeno de linguagem resultante de uma experiência existencial, social e cultural.

3- Valorização das relações existentes entre literatura, história e cultura.

4- Compreensão da leitura como um diálogo entre leitor e texto, atividade fundamental que estimula o ser em sua globalidade (emoções, intelecto, imaginário, etc), e pode levá-lo da informação imediata (através da história, situação ou conflito...) à formação anterior, a curto, médio ou longo prazo (pela fluição de emoções e gradativa conscientização dos valores ou desvalores que se defrontam no convívio social).

5- Compreensão da escrita como auto fruto da leitura assimilada e/ou da criatividade estimulada pelos dados de uma determinada cultura.

6- Certeza de que os meios didáticos (métodos, processo, estratégias, técnicas...) são neutros. Isto é, sua eficácia depende do grau de conhecimento da matéria que o usuário possua; da adequação entre esses meios didáticos e a matéria a ser trabalhada, e da intencionalidade de quem os escolhe e manipula.

7- Certeza de que a escola é o espaço privilegiado, em que devem ser colocados os alicerces do processo de autorealização vital/cultural, que o ser humano inicia na infância e prolonga até a velhice.


Não perca a próxima postagem!!!

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