Olá! Tudo bem?
A postagem de hoje será sobre a arte de contar histórias e o que você precisa saber, com fundamentos simples e de forma prática sobre o assunto.
Preparada para a arte de contar histórias tradicionais da China! 多 xiè (Muito obrigado!)
1ª Fase - Estrutura da história
Essa primeira fase é sobre os fundamentos teóricos a cerca da estrutura da história, onde toda história deve conter:
- Unidades de ação:
- Acontecimento/lugar inicial;
- Sequência de acontecimentos (ação/movimento);
- Climax - acontecimento principal (próximo do fim da história).
Sendo assim, constituímos a estrutura da história, ou seja o seu esqueleto:
Vamos analisar o conto da "Chapeuzinho Vermelho" na versão dos irmãos Grimm, baseado nessas perguntas:
- Quem?
- Onde?
- Por quê?
QUEM?
Chapeuzinho Vermelho/ Mãe/ Vovó/ Lobo/ Caçador (personagens principais).
ONDE?
Casa da Chapeuzinho/ Floresta grande/ Rio (lugar/localização).
POR QUÊ?
A Chapeuzinho Vermelho sai para visitar a sua vovó e no caminho encontra o Lobo...
Pratique com outras histórias, você vai se surpreender com a praticidade dessas perguntas em sua análise de estrutura.
2ª Fase - "Músculo" da história
O que seria o músculo da história? O músculo seria a sustentação para a estrutura da história. Como assim? A sustentação seria conhecimentos sobre a cultura do conto, as características das personagens, análise descritiva dos espaços físicos, dentre outros.
Cultura do Conto - no mínimo, devemos ter conhecimento da cultura que está envolvida no conto, como imagens, sons, músicas, lugares, vestimentas, entre outros. Quem vai contar a história deve situar-se na cultura de onde vem o conto, caso ele seja um conto tradicional de algum país ou de algum povo.
Características das personagens - pensar e refletir como são esses personagens em suas características físicas e psicológicas. Trabalhar a função, a importância deste no desenvolvimento da história e também pensar nas possibilidades de perguntas referente à história contada.
Exemplo: Por quê a Chapeuzinho Vermelho se chama assim?
Por quê o Lobo Mau não pode ser bom?
Por quê o Lobo Mau não pode ser bom?
Espaços físicos - lugares onde a história se desenrola, criando imagens desses espaços numa análise descritiva ao contar a história.
IMPORTANTE: Lembre-se sempre que existe a apropriação da história para cada contador e pense de forma criativa os "por quês" de cada ação que surgirem em cada sessão de contação de histórias.
3ª Fase - "Coração e Respiração"
Seu corpo deve estar preparado para uma contação de histórias. Lembre-se que o corpo, a voz, a pausa, o silêncio, o ritmo da fala, o movimento, o gesto, tudo faz parte nessa maravilhosa arte de contar histórias. Sendo o mais importante o sentimento, a emoção expressa na hora de contar.
Numa visão romântica, a história possui uma alma, dentro dela tem a mensagem, aquilo que nos toca, sendo assim a essência emocional que guardamos na história. Sempre uma história tem algo a nos dizer!
Lembre-se: a narração prioriza o SER.
IMPORTANTE: O foco de diversos cursos de contadores de história são a estruturação das histórias, tipos e estilos narrativos. É importante que você saiba diferenciar um mito de um conto, lenda, fábula, contos populares etc.
Indicações de leitura:
- Psicanálise dos Contos de Fada de Bruno Bettelheim:
- A renovação do Conto de Maria de Lourdes Patrini - (Interessante sobre o movimento de leitura)
Obrigada pro acessar o meu blog e não perca as próximas postagens!
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