Projeto: A vida do homem destruindo a vida da
Terra
Tema: Cheias e Inundações
Disciplinas: Natureza e Sociedade, Linguagem Oral
e Escrita, Matemática e Artes.
Duração: Março à Novembro
Temas Transversais: Ética e Valores
Faixa
etária: 4 anos – Pré II
Professora: Aline Castro
OBJETIVOS
- Desenvolver nos alunos uma postura participativa com a conscientização dos problemas ambientais;
- Desenvolver habilidades sociais;
- Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente;
- Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;
- Tornar ensino voltado para o cotidiano, para preparar o cidadão do futuro;
- Valorizar a água como fonte de vida;
- Compreender que as cheias e inundações fazem parte da questão ambiental que o homem interferiu;
- Conhecer o processo de cheias e inundações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância da água para nossa vida;
- Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;
- Perceber a diferença entre ambientes equilibrados e locais degradados;
- Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;
- Notar a amplitude da presença da água na natureza e conhecer as mudanças de estado.
JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de
auxiliar as crianças a lidarem com a conscientização dos problemas ambientais,
é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais
para o desenvolvimento intelectual e social, levando-a a descobrir a alegria de
viver em um ambiente rodeado de bem estar. Contando com esta
“alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse
fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado
visando compreender as cheias e inundações que acontecem no bairro, bem como em
outras partes do planeta.
ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS
·
Rodas
de conversa;
·
Poesias;
·
Cartazes;
·
Músicas;
·
Confecção
de livrinhos;
·
Montagem
de maquetes;
·
Desenho,
pintura e colagens sobre o tema abordado;
·
Vídeos;
·
Dobraduras;
·
Pesquisas;
·
Quebra-cabeças;
·
Mural
de Imagens;
·
Painéis;
· Experiências
sobre as mudanças do estado físico da água e sobre as inundações.
CRONOGRAMA
O projeto será
realizado entre o mês de março até a conclusão final, que será no mês de novembro
na Feira Cultural com todos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto.
Na semana da Feira Cultural
será feita uma apresentação interna no colégio. Os alunos irão expor alguns
trabalhos feitos até aquele momento para outras salas de aula.
RECURSOS MATERIAIS:
Para a realização deste projeto, serão
utilizados alguns materiais como:
·
Folhas
coloridas de diferentes tamanhos, se possível, sobras;
·
Tesoura
e cola;
·
Tintas
e pincéis;
·
Folhas
xerocadas;
·
Máquina
fotográfica;
·
Revistas
e jornais;
·
Isopor;
·
Canetinhas
e lápis coloridos;
·
Sucata
– Caixas de leite, papelão e garrafas pet;
·
Livros
didáticos e paradidáticos;
·
CD's
– som;
·
TNT;
·
DVD.
ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES E DO ESPAÇO
As apresentações
serão realizadas de forma coletiva: na sala mostraremos aos visitantes os
cartazes e atividades realizadas pelos alunos, com explicação dos mesmos.
Aparelho de
multimídia – notebook – para mostrar vídeos.
DESENVOLVIMENTO
Março
1ª
ETAPA:
· Faremos
uma roda de conversa com o levantamento prévio sobre informações sobre a água;
·
Confecção
de dobraduras referente ao meio ambiente;
·
Apreciação
de músicas que falem sobre a água;
Abril
2ª
ETAPA:
·
Leitura
informativa sobre o tema de estudo;
· Leitura
de livros paradidáticos e desenvolvimento de atividades a partir destes livros;
·
Confecção
de desenhos.
Maio
3ª
Etapa:
· Nessa
etapa trabalharemos os vídeos educativos sobre o tema abordado;
·
Leitura
informativa sobre o tema de estudo;
·
Confecção
de um livrinho;
·
Confecção
do painel dos estados físicos da água;
·
Experiência
dos estados físicos da água.
Junho
4ª Etapa:
·
Confecção
de dobraduras referente ao meio ambiente;
·
Leitura
informativa sobre o tema de estudo;
·
Apreciação
de vídeos e músicas.
Agosto
5ª Etapa:
·
Realização
de pesquisa sobre o tema com a ajuda dos pais;
·
Leitura
informativa sobre o tema de estudo;
·
Quebra-cabeças;
·
Produção
de maquetes.
Setembro
6ª Etapa:
·
Confecção
de lembrancinhas pelos pais e alunos;
·
Experiência
da inundação;
·
Registro
da experiência;
·
Confecção
de atividades para a exposição.
Outubro
7ª Etapa:
·
Confecção
de atividades para a exposição;
·
Organização
de cartazes e painéis;
·
Ensaio
para a Feira Cultural.
Novembro
8ª Etapa:
·
Organização
de horários de apresentação dos alunos;
· Organização
das produções realizadas pelos alunos durante todo o projeto;
·
Montagem
da sala na Feira Cultural;
·
Apresentação
da Feira Cultural na Escola.
AVALIAÇÃO
Observar
nos alunos e registrar em relatórios os seguintes aspectos: interatividade,
participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em
equipe, responsabilidade. Avaliar a participação e interesse da família em
auxiliar o aluno nas pesquisas e atividade enviadas como dever.
Meu Slide sobre o tema, apresentando para meus alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário