Welcome!
Mangá... vamos utilizá-lo em sala de aula?
Devido a expansão dos quadrinhos japoneses pelo mundo, principalmente no Brasil, onde vem sendo publicado "Turma da Mônica Jovem" e outros gibis inspirados no estilo mangá, surgiu a reflexão de que o mangá pode ser utilizado em sala de aula como um instrumento facilitador de aprendizagem.
Como estudante e também pedagoga/psicopedagoga, priorizo maneiras divertidas e diferentes para aprender... eis que me deparo com a coleção Guia Mangá da Editora Novatec, são volumes em quadrinhos para quem quiser aprender sobre o Universo, Física, Bioquímica e outras matérias interessantes.
Tem maneira melhor de aprender estimulando o cérebro, com imagens e palavras se misturando num curioso dinamismo?
Educadores devem propor aos seus alunos esse tipo de leitura, pois estimula o gosto pela literatura em mangá e levam-nos a criar e a desenvolver a imaginação. O professor tem que se preparar para este tipo de instrumento. Existem métodos, técnicas, escolhas, tem que haver uma seleção apropriada e tudo deve ser altamente relevado, senão não envolverá o aluno na construção de conhecimento.
Quando o mangá é proposto de uma maneira correta, há um aumento de interesse pelo tema tratado, além de uma ampliação do diálogo em sala de aula. Desde do primeiro ano até o curso superior, o mangá pode ser trabalhado em todos os componentes curriculares, devendo à atenção para adequar conteúdos e faixa etária.
Aprenda um pouco mais desta técnica de desenhar mangá:
Um exemplo de produção de mangá, a cerca do tema "LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional" feito para um trabalho na faculdade, com uma linguagem simples.
O mangá é um atrativo em sala de aula, cabe ao educador promover essa "atração" para que resulte em excelentes leituras de imagem-texto, compreensão e discussão, dinamismo e imaginação.
Links úteis:
Obrigada por lerem ;3
excelente o seu trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Excluir