Oie! Andei sumida, mas era por um ótimo motivo ^^
Recentemente, eu recebi pelos correios dois livros da minha querida Solange Depera Gelles: "Cadê Nossas Cores?" e o "Manual da Pedagogia das Cores".
Eu amei! Espero que gostem da postagem!
Solange Depera Gelles é natural de Santa Rosa de Viterbo, interior de São Paulo, onde viveu até os seis anos. Pedagoga e terapeuta, autora dos livros Em coma e Manual da Pedagogia das Cores, um livro que abre oportunidades, trazendo à pedagogia uma alternativa associada à cromoterapia. Trabalha ministrando cursos, palestras e atendimentos a estudantes com dificuldade de aprendizado, comportamento e socialização.
Meus livrinhos fofos! *u*
CADÊ NOSSAS CORES?
O livro é uma aventura que valoriza a amizade, a união e a importância em respeitar as diferenças existentes em cada indivíduo. É uma fábula infantil que narra o roubo das cores da natureza, mas não todas, apenas as cores usadas na cromoterapia. A aventura começa quando Mariana fica desesperada ao notar que as cores sumiram da floresta. Seu primo Pedrinho, a mal humorada bruxa Fifa e fada Zizi juntam-se a ela na busca de uma solução para desvendar o terrível mistério.
É um livro gostoso de ler, podendo ser aplicado para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ainda montarei um plano de aula com a temática desse livro, é rico em informações =3
MANUAL DA PEDAGOGIA DAS CORES
O mundo está cada vez mais globalizado e estressante, o professor é mal remunerado e desvalorizado, alunos sem estrutura familiar agridem e desrespeitam o professor, que desanimado com a situação acaba deixando que o descontentamento supere seu objetivo: Ensinar.
A pedagogia das cores chega como uma opção alternativa, trabalhando o indivíduo de dentro para fora, aproveitando o que o mundo oferece, as cores. Se o marketing e a mídia em geral utilizam as cores para alcançar objetivos: Vendas/lucro, a escola ainda permanece em preto e branco, utilizando-se do tradicional sem olhar para os lados, acreditando que a única salvação para uma boa educação é tecnologia dentro da sala de aula, isso é um engano, não precisamos gastar mundos e fundos para ter um ambiente produtivo. Basta olhar ao redor e interagir com o meio.
A sala de aula deve ter cores que estimulem o aprendizado (amarelo), que estimulem a integração do grupo e a socialização (laranja), cores que não precisam de excesso, pode ser apenas em um simples detalhe.
O cérebro capta a cor, estimula o organismo e esse processa a favor da proposta oferecida. O mundo aqui fora é colorido e estimulante, por que a escola não pode ser colorida?
Solange Depera Gelles
Particularmente, eu amei esse Manual da Pedagogia das Cores! É interessante, envolvente! Eu sou adepta a essa Pedagogia estimulante e cheia de energia positiva. Recomendo a leitura para todos os educadores, participantes de uma educação criativa.
Espero ler os outros livros que a Solange escreveu e já aguardo novidades, estou apaixonada pelo trabalho dela e vejo que é possível transformar o mundo a nossa volta com cores!
Gostou? Deixe seu comentário!
Ahh.. também aceito sugestões, irei amar desenvolver ideias criativas.
Bjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário