segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Ensino Híbrido: entenda o conceito!


Oieee! Tudo bem? Estou super empolgada com algumas novidades chegando por aí! Aguardem que vem muita coisa boa...

Hoje o assunto será "Ensino Híbrido", você já ouviu falar nessa prática?



O Ensino Híbrido, ou 'Blended Learning', é uma das maiores tendências da educaçãoo no século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online - integrando a educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do aluno e do professor.


A expressão tem aparecido em vários portais informativos sobre tecnologia educacional, referindo-se tanto à Educação Básica quanto ao Ensino Superior. Cada vez mais, a sala de aula precisa adaptar-se a rotinas de trabalho ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização de tecnologias com foco na personalização do ensino e da aprendizagem, apresentando aos educadores várias formas de integrar as tecnologias digitais ao currículo escolar.

O benefício desse tipo de ensino proposto está na retomada das reflexões sobre a organização da sala de aula, do professor como mediador do conhecimento, da gestão de tempo e, principalmente, sobre a utilização integrada dos recursos tecnológicos em sala de aula.

Como aliar essa prática no seu trabalho docente? Como utilizar a tecnologia no ambiente de trabalho de uma forma integradora? Como trabalhar essas questões numa escola sem muitos recursos e sem planejamento aliado às questões tecnológicas?

Toda vez que leio ou escuto algo sobre educação e tecnologia, sempre reflito sobre as perguntas acima. Já passei por diversas escolas particulares e hoje trabalho na rede da Prefeitura Municipal de São Paulo, na modalidade de Educação Infantil (EMEI) e sempre estou me deparando com algumas dificuldades de recursos humanos (formação) e recursos materiais. Pensando nisso, estou planejando um projeto voltado para o público infantil utilizando a Cultura Maker e outros recursos possíveis para realização de atividades midiáticas.

Aguardem novidades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário