Transformação dos estados físicos da água
OBS: Lembrando que esse plano de aula foi aplicado no ano de 2014/2015 com meus alunos e deu super certo! Foi maravilhoso compartilhar um pouquinho de curiosidade para os pequenos. Se a sua escola não oferece todo o recurso tecnológico (que nem a minha na época), reorganize seu planejamento e faça com que aulas com a introdução das TIC's para os pequenos se realizem! =D Mantenha foco e determinação em seu trabalho!
Professor(a): Line-Chan
Disciplina(s): Natureza e Sociedade
Ano(s): Pré II – Educação Infantil - 4 anos
Tema: Transformação dos estados físicos da água
Tipo de Aula: Direcional participativo
Duração da Atividade: 50 minutos
Objetivos: Observar a transformação dos estados físicos da água.
Dinâmica de sala de aula: O
professor explora a apresentação feita no google docs, vídeos no youtube sobre
o ciclo da água e/ou sobre a importância da água e os alunos correlacionam o
que apreenderam na dinâmica do “ciclo da água móvel”.
Equipamento(s): Professor usa o computador/notebook com projetor.
Ferramentas Google: Youtube e Google Docs.
Escola onde será realizada a atividade: ------------
Estado: SP
Ano: 2014
Metodologia
➔Apresentação da temática da aula na
Apresentação feita no Google Docs, introduzindo os conceitos de estado físico
no ciclo da água:
➔Logo após, será exibido por meio do
Youtube, alguns vídeos sobre a temática da aula:
Tarefa para os alunos: Aplicação dos conhecimentos
apreendidos por meio do “Ciclo da Água Móvel”, onde os alunos manipularam
imagens para compor o ciclo da água.
Atividade Opcional: Experiência com gelatina!
Experiência
|
|
Primeiro momento
1. Observar a temperatura da água fria (líquido) com
um termômetro.
2. Colocar um dos copos
no microondas ou em um recipiente no fogão. Observar à fumaça (gasoso) que
sai da água quente e a mudança de temperatura no termômetro.
3. Dissolver a gelatina
em pó na água quente depois acrescentar a água fria.
4. Colocar nos copinhos
e levar à geladeira até endurecer (sólido).
Segundo momento
1. Refletir com os alunos as mudanças da água fria, água quente, da
gelatina colocada na geladeira e da gelatina quando retirada da geladeira.
2. Comer a gelatina pronta verificando sua textura e sabor.
3. Deixar um copinho de gelatina pronta fora da geladeira para ver o
que acontece. A substância voltará ao estado líquido.
Terceiro momento
Para confirmar seu
aprendizado colocar água numa forma de gelo, retirar no dia seguinte para ver
a diferença, deixar uma pedra de gelo num prato e verificar o resultado.
|
Link(s) externo(s) de apoio:
Obrigada pela visita!
Parabéns, amei a maneira como vc expôs o conteúdo, para as crianças!
ResponderExcluirOba! Muito obrigada!
ExcluirParabéns está muito bem elaborado obrigada
ResponderExcluir