quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Plano de Aula - Transformação dos Estados Físicos da Água



Plano de Aula
Transformação dos estados físicos da água



 OBS: Lembrando que esse plano de aula foi aplicado no ano de 2014/2015 com meus alunos e deu super certo! Foi maravilhoso compartilhar um pouquinho de curiosidade para os pequenos. Se a sua escola não oferece todo o recurso tecnológico (que nem a minha na época), reorganize seu planejamento e faça com que aulas com a introdução das TIC's para os pequenos se realizem! =D Mantenha foco e determinação em seu trabalho!

Professor(a): Line-Chan
Disciplina(s): Natureza e Sociedade
Ano(s): Pré II – Educação Infantil - 4 anos
Tema: Transformação dos estados físicos da água
Tipo de Aula: Direcional participativo
Duração da Atividade: 50 minutos
Objetivos: Observar a transformação dos estados físicos da água.

Dinâmica de sala de aula: O professor explora a apresentação feita no google docs, vídeos no youtube sobre o ciclo da água e/ou sobre a importância da água e os alunos correlacionam o que apreenderam na dinâmica do “ciclo da água móvel”.
Equipamento(s): Professor usa o computador/notebook com projetor.
Ferramentas Google: Youtube e Google Docs.
Escola onde será realizada a atividade: ------------
Estado: SP
Ano: 2014

Metodologia

Apresentação da temática da aula na Apresentação feita no Google Docs, introduzindo os conceitos de estado físico no ciclo da água:


Logo após, será exibido por meio do Youtube, alguns vídeos sobre a temática da aula:


Tarefa para os alunos: Aplicação dos conhecimentos apreendidos por meio do “Ciclo da Água Móvel”, onde os alunos manipularam imagens para compor o ciclo da água.

Atividade Opcional: Experiência com gelatina!

Experiência
Primeiro momento
1. Observar a temperatura da água fria (líquido) com um termômetro.
2. Colocar um dos copos no microondas ou em um recipiente no fogão. Observar à fumaça (gasoso) que sai da água quente e a mudança de temperatura no termômetro.
3. Dissolver a gelatina em pó na água quente depois acrescentar a água fria.
4. Colocar nos copinhos e levar à geladeira até endurecer (sólido).






Segundo momento
1. Refletir com os alunos as mudanças da água fria, água quente, da gelatina colocada na geladeira e da gelatina quando retirada da geladeira.
2. Comer a gelatina pronta verificando sua textura e sabor.
3. Deixar um copinho de gelatina pronta fora da geladeira para ver o que acontece. A substância voltará ao estado líquido. 

Terceiro momento
Para confirmar seu aprendizado colocar água numa forma de gelo, retirar no dia seguinte para ver a diferença, deixar uma pedra de gelo num prato e verificar o resultado.

  
Link(s) externo(s) de apoio:
Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário