segunda-feira, 30 de maio de 2016

Plano de Aula - Henri Matisse

Plano de Aula
Henri Matisse: a arte no vitral


 OBS: Lembrando que esse plano de aula foi aplicado no ano de 2014/2015 com meus alunos e deu super certo! Foi maravilhoso compartilhar um pouquinho de curiosidade para os pequenos. Se a sua escola não oferece todo o recurso tecnológico (que nem a minha na época), reorganize seu planejamento e faça com que aulas com a introdução das TIC's para os pequenos se realizem! =D Mantenha foco e determinação em seu trabalho!

Professor(a): Line-Chan
Disciplina(s): Artes Visuais
Ano(s): Pré II – Educação Infantil - 4 anos
Tema: Henri Matisse: a arte no vitral
Tipo de Aula: Atividade de observação e identificação
Duração da Atividade: 50 minutos
Objetivos: Reconhecer a obra de Henri Matisse no Google Imagens, distinguir materiais de produção artística e associar as características da obra com os materiais em esquema de brainstorm.

Dinâmica de sala de aula: O professor, juntamente com os alunos, explora alguns recursos do Google na sala digital e provoca o pensar sobre fazer arte.
Equipamento(s): Professor usa o computador/notebook com projetor.
Ferramentas Google: Google Imagens, Google Art Project e Google Docs.
Escola onde será realizada a atividade: ------------
Estado: SP
Ano: 2014

Metodologia
   Apresentação no Google Docs sobre o Henri Matisse e sua obra em vitral, instigar nos alunos a curiosidade de pesquisar no Google Imagens outros tipos de vitrais produzidos pelo mesmo artista.




   Com as obras em vitral do Matisse em uma aba, o professor deverá estimular seus alunos a apontarem que materiais foram utilizados para confecção desses vitrais.
   Abrir o Google Art Project e pesquisar pelo material “vidro” e explorar com os alunos as inúmeras produções artísticas com o vidro, também utilizado no vitral de Matisse.




Tarefa para os alunos: Produção de registro em desenhos com inspiração nos vitrais de Henri Matisse, sendo a produção final exposta em sala de aula, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site. Depois dessa produção de registro, orientação para a produção plástica desses vitrais, utilizando varetas de bambu, celofanes e papel de seda.

Atividade Opcional: A produção final poderá ser exposta em sala de aula ou outro lugar, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site, onde os próprios alunos contem o processo de produção dos vitrais, realizando um vídeo com compartilhamento no Youtube.

Link(s) externo(s) de apoio:





Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário