Plano de Aula
Henri Matisse: a arte no vitral
OBS: Lembrando que esse plano de aula foi aplicado no ano de 2014/2015 com meus alunos e deu super certo! Foi maravilhoso compartilhar um pouquinho de curiosidade para os pequenos. Se a sua escola não oferece todo o recurso tecnológico (que nem a minha na época), reorganize seu planejamento e faça com que aulas com a introdução das TIC's para os pequenos se realizem! =D Mantenha foco e determinação em seu trabalho!
Professor(a): Line-Chan
Disciplina(s): Artes Visuais
Ano(s): Pré II – Educação Infantil - 4 anos
Tema: Henri Matisse: a arte no vitral
Tipo de Aula: Atividade de observação e identificação
Duração da Atividade: 50 minutos
Objetivos: Reconhecer a obra de Henri Matisse no Google Imagens,
distinguir materiais de produção artística e associar as características da
obra com os materiais em esquema de brainstorm.
Dinâmica de sala de aula: O professor, juntamente com os
alunos, explora alguns recursos do Google na sala digital e provoca o pensar
sobre fazer arte.
Equipamento(s): Professor usa o computador/notebook com projetor.
Ferramentas Google: Google Imagens, Google Art Project e Google Docs.
Escola onde será realizada a atividade: ------------
Estado: SP
Ano: 2014
Metodologia
➔ Apresentação no Google Docs sobre o
Henri Matisse e sua obra em vitral, instigar nos alunos a curiosidade de
pesquisar no Google Imagens outros tipos de vitrais produzidos pelo mesmo
artista.
➔ Com as obras em vitral do Matisse
em uma aba, o professor deverá estimular seus alunos a apontarem que materiais
foram utilizados para confecção desses vitrais.
➔ Abrir o Google Art Project e
pesquisar pelo material “vidro” e explorar com os alunos as inúmeras produções
artísticas com o vidro, também utilizado no vitral de Matisse.
Tarefa para os alunos: Produção de registro em desenhos
com inspiração nos vitrais de Henri Matisse, sendo a produção final exposta em
sala de aula, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site. Depois
dessa produção de registro, orientação para a produção plástica desses vitrais,
utilizando varetas de bambu, celofanes e papel de seda.
Atividade Opcional: A produção final poderá ser exposta em sala de aula ou
outro lugar, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site, onde os
próprios alunos contem o processo de produção dos vitrais, realizando um vídeo
com compartilhamento no Youtube.
Link(s) externo(s) de apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário