quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Trabalhando identidade na Educação Infantil


Hi!! Estava com saudades de bloggar... estou passando por algumas dificuldades pessoais, por isso o meu afastamento do blog que amo. Hoje falarei um pouco sobre como trabalhar a questão da identidade na Educação Infantil. Esse tema foi pincelado na faculdade, mas é o nosso ponto de partida no trabalho docente com aluno, seja ele de educação infantil ou fundamental, para enfim conhecer melhor esse ser que iremos formar.

Pensando nisso, reformulei um projeto que vi pela internet e o modifiquei para a realidade de meus alunos, espero que esse pequeno projeto os inspirem a trabalhar esse tema super pertinente na Educação Infantil.




JUSTIFICATIVA:

 Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano;
  • Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações;
  • Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.

    ESTRATÉGIAS:

  • Confecção de um autorretrato com exposição na sala;
  • Conhecendo tudo sobre meu nome - construção de vários crachás e brincadeiras com o nome;
  • Construção da árvore da amizade, com fotos de todos os alunos do Pré 2;
  • Carteirinha de Identidade - Toda criança quando nasce, tem direito à Certidão de Nascimento, na sala vamos fazer uma carteira de identidade com desenhos e nome;
  • Hora do Conto - "Um amor de família" - Ziraldo e "O livro da família" - Todd Parr;
  • Construção em casa de uma árvore genealógica da família de cada aluno;
  •  Hora do Conto Interativo com fantoches - "Cada um mora onde pode" e "As Cores e os dias da semana" do  Ziraldo.
  • Registro em desenho "Minha Casa" e exposição para a sala.

      AVALIAÇÃO: Esse projeto será um ponto de partida inicial para eu conhecer mais sobre cada aluno, suas preferências e gostos. Como lida em relação ao próximo e à família. 


Volte sempre!

4 comentários:

  1. Minha querida, infelizmente as vezes passamos por momentos difíceis, mas graças a Deus temos a possibilidade de vencermos e fazer ainda melhor o que já faiamos. Parabéns por este Projeto sobre a Identidade na Educação Infantil é excelente, contribuiu muito para a realização do meu. Deus continue lhe dando graça e sabedoria. Beijão e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta!! Que alegria ao ler seu comentário, é muito bom saber que o meu projeto ajudou no seu, em resposta vou postar mais projetos para sua inspiração! Eu que agradeço por ser leitora do blog! Beijos e gratidão!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Salvei teu blog na minha pastinha de favoritos... Obrigada por disponibilizar teu tempo para nos inspirar! Bjoo

    ResponderExcluir