segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Plano de Aula: Exploração corporal e linguagem musical

Galera linda! *u*

Eu venho agradecer aos 1.000 acessos do blog! Fiquei realmente muito feliz em estar produzindo um material interessante para vocês apreciarem.

Hoje irei postar um plano de aula com tema de "Exploração Corporal e Linguagem Musical" para o Pré II, é importante desenvolver essas competências, tanto pela percepção e gosto pela linguagem corporal e musical.


Espero que gostem!

Plano de aula 

Área de Conhecimento: Linguagens e Códigos
Tempo: 120 minutos
Disciplina: Artes Visuais/ Música/ Movimento
Ano: Pré II

Tema: Exploração corporal e linguagem musical
Assunto: Música da Borboletinha



Competências e habilidades: Que o aluno seja capaz de explorar e identificar elementos da música “Borboletinha” para se expressar, estimular o gosto de ouvir e saber ouvir com atenção e interesse, explorar o campo visual.


Procedimento:

· Apresentar a música “Borboletinha” para os alunos, ressaltando para que prestem atenção no que a música diz. No segundo momento, fazer com que os alunos expressem a música utilizando o corpo e as mãos. É preferível que a professora saiba a música em Libras, para ensinar os movimentos certos aos alunos;



· Orientar os alunos nas atividades a serem desenvolvidas e estimular a participação de todos.


Atividades desenvolvidas:

Música: Apreciação da música com a sala, desenvolvendo a atenção pelo o que está sendo narrado;

·  Movimento: Expressão corporal da música “Borboletinha”, com ajuda de pequenos gestos, podendo ser em Libras;

·   Posteriormente, distribuir para os alunos massinha de modelar para que manuseiem livremente com palitos, a fim de promover a criação artística de cada um, envolvidos no tema da “Borboletinha”;

·  Confecção de uma borboleta de papel para representar o título da música, em papeis coloridos com canetinha, lápis de cor etc., podendo levar a atividade para casa.


Recursos Didáticos: Cd com a música, rádio, massinha de modelar, papeis coloridos, lápis de cor, canetinha.

Avaliação: Observar o desenvolvimento da atividade, bem como as dificuldades de cada aluno e meio ao processo de ouvir, expressar-se e interação em grupo.


Resultados Obtidos:

Os alunos tiveram um pouco de dificuldade em executar alguns movimentos da música, mas a grande maioria aprendeu os gestos e reproduziram durante algumas aulas posteriores.

Referências Bibliográficas

FERREIRA, Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades na Pré-escola. 15. Ed. São Paulo: Saraiva,1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário