sábado, 11 de janeiro de 2014

Educação Matemática e suas práticas educativas

Yoo minna~~
(Hey... pessoal ~~)

Trago-lhes uma redação que fiz na prova para entrar no Mestrado em Educação Matemática, passei na prova, passei na entrevista, mas infelizmente meu currículo ainda é muito "pobre" (assim falaram as coordenadoras da entrevista, pois elas procuravam professores já pós-graduados T__T e eu mal tinha feito as provas finais da Pedagogia.)

Queria compartilhar com vocês o meu ponto de vista referente ao ensino e aprendizagem na Educação Matemática. É uma leitura super fácil e espero que gostem!





Educação Matemática e suas práticas educativas

Aline Castro Almeida**


A Educação Matemática é um importante componente nos currículos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, sendo vista como grande desenvolvedora de habilidades de aprendizagens cognitivas, relativas à questões lógicas e racionais. Neste aspecto, faz-se relevante salientar as práticas educativas no pleno desenvolvimento de competências e habilidades no educando.

As práticas educativas, a cerca dos conteúdos apresentados na Matemática, devem ser coerentes com a realidade do educando, bem como deve favorecer o aprendizado matemático por meio das situações-problemas que cobram o pensamento e reflexão para compreensão das mesmas pelos alunos. O desenvolvimento do raciocínio e as práticas educativas estão interligadas ao ensino da Matemática, sendo necessária uma capacitação docente capaz de formar um aluno crítico, questionador e reflexivo.

A capacitação docente deve ser considerada um ponto relevante ao ensino-aprendizado em Matemática, visto que ainda existem professores despreparados para tal expressão de ensino, desqualificando o currículo e as competências de aprendizado do aluno. O professor deve procurar atualizar-se sempre para levar à sala de aula novas propostas de atividades, condizentes ao atual contexto em que o aluno é inserido na comunidade escolar.

Por meio de uma capacitação docente especializada e de currículos organizados, a Educação Matemática é uma prática importante para a formação de alunos, valorizando o desenvolvimento de suas aptidões lógicas e compreendendo o processo de pensamento matemático, constituído pela aprendizagem significativa e reflexiva.

**Formada em Pedagogia, atuando em um grupo de pesquisa pelo CAPES na área de Educação Matemática nas Séries Iniciais.

Até que eu mandei bem >__<
Beijo e até a próxima redação rsrs



Line-Chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário