quarta-feira, 13 de março de 2013

O que é RPG?


RPG significa Role  Playing Game, ou seja, jogo de interpretação de papéis onde todos os participantes - exceto um denominado Mestre - escolhem, formam e representam um personagem, dentro de um mundo imaginário (ou não), seguindo algumas regras. Esses jogadores não jogam uns "contra" os outros, e sim, uns "com"  os outros. Nesse jogo o importante não é vencer, e nem sequer competir e sim a diversão, aspecto lúdico do jogo.
Há, basicamente, três formas de jogar RPG: o tradicional, também chamado de "RPG de Mesa", onde o Mestre e os demais jogadores descrevem oralmente suas ações, ou melhor, as ações de seus personagens.


A segunda é chamada de "Live Action", onde os jogadores interpretam corporalmente os seus papéis, inclusive utilizando adereços e fantasias.


A terceira forma é a chamada "Aventura-solo", onde o jogador joga sozinho, acompanhado de um livro especial, que conduz a aventura de acordo com as vontades do jogador.
Nas três formas, o RPG pode ser uma importante ferramenta educacional, pois desenvolve a expressão corporal/oral, a imaginação, a criatividade, a capacidade de resolver situações-problema, a capacidade de relacionar conteúdos escolares com as ações do dia-a-dia, o relacionamento interpessoal e a cooperação.



Links úteis:

O que é RPG?

Nitro Dungeon



Nenhum comentário:

Postar um comentário